PORTUGUÊS

Como língua de acolhimento

O que é

Desde 2014, a Casa Cultural Mafalda oferece cursos de Português voltados a pessoas em Situação de Refúgio e Imigrantes na cidade de São Paulo, apoiando seu processo de inserção e acesso a direitos na sociedade brasileira.

O Núcleo de Apoio a Pessoas em Situação de Refúgio e Imigrantes (NAPRI) conta com uma rede de parcerias que vão além de aprender o idioma e auxiliam essas pessoas em questões burocráticas e legais que possam vir a enfrentar durante o processo de estabelecimento no Brasil.

No nosso curso, o ensino de português é feito a partir de uma abordagem de Acolhimento, na qual priorizamos as necessidades imediatas dos(as) estudantes e os desafios encontrados em seu dia-a-dia. Assim, buscamos ensinar Português de maneira prática e conectada à realidade, para que o idioma contribua ativamente no processo de inserção e socialização, garantindo acesso pleno aos direitos de saúde, educação, trabalho, cultura, dentre outros.

Como funciona

O Curso de Português como Língua de Acolhimento oferecido pela Casa Cultural Mafalda conta com três módulos semestrais de 45 horas/aula cada:

Básico I - familiarização com o idioma e competências de comunicação principalmente orais para apoiar o processo de inserção social do aluno no país.

Básico II - aprimoramento das competências de comunicação principalmente orais e de leitura.

Intermediário - aprofundamento do estudo do português. Continuidade do desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita com atenção maior à gramática.

As aulas são presenciais e ocorrem aos sábados pela manhã, das 9h30 às 12h30, próximo ao metrô Carrão.

Inscreva-se

O Curso de Português como Língua de Acolhimento para Imigrantes e Pessoas em Situação de Refúgio recebe estudantes independente do seu nível de conhecimento do português.

Interessado em participar das aulas?
As inscrições para o primeiro semestre ocorrem em fevereiro e para o segundo semestre em julho de cada ano. Entre em contato no email idiomasmafalda@gmail.com!

*Obrigatória apresentação do comprovante de esquema vacinal completo contra a Covid-19.

Seja VOLUNTÁRIO(a)

O NAPRI é integralmente formado por uma equipe de educadores e educadoras voluntários(as).

Contamos com duplas de educadores(as) responsáveis pela condução das aulas em cada um dos módulos oferecidos. As duplas se alternam nas aulas semanais, dessa forma cada educador é responsável pelo preparo e condução de uma aula quinzenal.

Não é necessário experiência prévia em sala de aula ou formação específica em Letras. Somos um time multidisciplinar e buscamos explorar as diferentes potencialidades encontradas no time de voluntários(as)!

Contamos com capacitações e reuniões de equipe ao longo do semestre, a fim de garantir a troca de experiências e apoio mútuo para a realização do curso.

Para ser voluntário(a), envie um email para idiomasmafalda@gmail.com!

CONSULTORIA

Com a expertise acumulada pela equipe ao longo desses oito anos de trabalho, o NAPRI oferece programas de consultoria pedagógica para outras entidades interessadas na criação de cursos de Português como Língua de Acolhimento, a fim de ampliar a oferta desses serviços à comunidade.

Nessa parceria oferecemos gratuitamente consultoria para capacitação e acompanhamento de equipes interessadas em atuar em projetos com este público.

Mande um e-mail contando um pouco da sua história e intenção para criar um curso de Português como Língua de Acolhimento na sua região e como podemos ajudar: idiomasmafalda@gmail.com

Projetos desenvolvidos

Casa Dom Luciano

Em parceria com a Casa Dom Luciano oferecemos o Curso de Português como Língua de Acolhimento para imigrantes e pessoas em situação de refúgio.

Ver matéria: https://www.fealegria.org.br/casa-dom-luciano-mendes-apoia-migrantes-venezuelanos-no-pico-de-desemprego-durante-a-pandemia/

Material didático

Orientamos nossas aulas pelo material didático Portas Abertas, elaborado e revisado pela Prefeitura de São Paulo. Por termos uma abordagem de acolhimento, adaptamos a didática para refletir a necessidade e os interesses da turma. Dessa forma, educadores têm bastante flexibilidade para incluir atividades extras que sejam pertinentes à aprendizagem da turma.